1º Circular SINGA 2013 - VI Simpósio Internacional de Geografia Agrária (João Pessoa, 29/09 a 03/10/13)

1ª CIRCULAR – SINGA 2013

VI Simpósio Internacional de Geografia Agrária

VII Simpósio Nacional de Geografia Agrária

Iª Jornada de Geografia das Águas

A QUESTÃO AGRÁRIA NO SÉCULO XXI: escalas, dinâmicas e conflitos territoriais

29 de setembro a 03 de outubro de 2013

UFPB, João Pessoa-PB

O Departamento de Geociências junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Paraíba, campus João Pessoa, sediará a sexta edição do Simpósio Internacional de Geografia Agrária, a sétima edição do Simpósio Nacional de Geografia Agrária e a primeira edição da Jornada de Geografia das Águas a serem realizadas entre 29 de setembro e 03 de Outubro de 2013. Pretendemos ampliar e consolidar uma trajetória de debates e de produção de conhecimento a respeito das transformações que o espaço rural brasileiro e mundial é palco nas últimas décadas. Tal trajetória foi iniciada de forma “artesanal” (sem recursos e com pouco apoio) em 1998 no Laboratório de Geografia Agrária da Universidade de São Paulo, e agora chega ao Nordeste (UFPB/João Pessoa) como um evento consolidado no cenário dos eventos da Geografia brasileira.

Além da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), outras instituições parceiras organizam o SINGA JOÃO PESSOA 2013. A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB- seção João Pessoa) e a Cátedra Unesco de Educação no Campo e Desenvolvimento Territorial assumiram, conjuntamente, esse desafio.

O tema central eleito para esse evento – “Questão Agrária no Século XXI: escalas, dinâmicas e conflitos territoriais” – visará discutir as lutas sociais no campo como dimensão efetiva do processo de crise do capital

internacional e expansão do agronegócio no Brasil e no Mundo, processos contraditórios que se arremetem contra os povos, a natureza e o trabalho. Este tema central permeará o debate das mesas redondas e conferências. No entanto, no que se refere aos eixos temáticos para apresentação de trabalhos, procuraremos garantir espaço para toda pluralidade de temas presentes na geografia agrária e de outras áreas do conhecimento que possuem o campo como objeto de pesquisa.

As atividades e modalidades do SINGA 2013 compreenderão: Mesas Redondas e Conferências com palestrantes nacionais e internacionais; uma Mesa em Homenagem ao professor e geógrafo Manuel Correia de Andrade; Espaços de Diálogo para apresentação de trabalhos de alunos de graduação, mestrado e doutorado, de grupos de pesquisa, técnicos, representantes de movimentos sociais, professores e etc.; e Trabalhos de Campo. Além dessas modalidades, será realizada a Iª Jornada das Águas a fim de reunir pesquisadores que investigam um tema emergente e desafiador para compreensão da realidade contemporânea, que é: os conflitos pelo uso, apropriação e gestão da água na América Latina.

Trabalharemos para realização de um bom evento e estaremos esperando os geógrafos, pesquisadores, professores, alunos, movimentos sociais e pesquisadores de outras áreas do conhecimento no SINGA 2013 em João Pessoa/Paraíba.

Estamos trabalhando na construção do site oficial do SINGA 2013 que será colocado no ar em breve, até lá o nosso contato será o email: singa2013ufpb@gmail.com

Marco Antonio Mitidiero Junior__

Coordenador Geral do SINGA - 2013