Educação no Campo

 
Esta linha de pesquisa congrega os estudos e pesquisas que visam contribuir com o debate acerca da categoria educação do campo, sendo esta entendida de forma integrada a um projeto social construído pelos grupos que vivem da/na terra e água. Estes grupos sociais são aqueles que têm, no seu modo de vida, uma relação indissociável do trabalho com a terra e a água e que, historicamente, estiveram às margens das políticas públicas.
 
A perspectiva da educação do campo tem sua centralidade na reflexão sobre a educação para além das fronteiras hegemônicas do saber instituído, uma vez que concebe o campo como espaço de vida e resistência. Os mais distintos grupos sociais lutam por acesso e permanência na terra e também lutam para edificar e garantir um modo de vida que respeite as diferenças no que tange à relação com a natureza, com o trabalho e com a cultura.
 
Objetivo:
Agregar os estudos que visam contribuir com o debate acerca das experiências teórico-práticas sobre a educação do campo na Bahia, de forma associada ao reconhecimento das identidades coletivas e dos direitos territoriais dos sujeitos que se reproduzem no cotidiano do uso e da apropriação social da terra ( e da água).
 
 
Pesquisa em andamento:
 
Avaliação do Projeto Piloto do curso de Licenciatura em Educação do Campo (UFBA/ POSGEO/FACED)
 
As conflitualidades no processo de territorialidade da educação do campo no Estado da Bahia: entre as horizontalidades e verticalidades (Janeide Bispo dos Santos - Doutorado PPGE/UFBA)
 
Os conflitos no campo baiano e a territorialização das Escolas Família Agrícola (Manuela Pereira de Almeida Pinto - Mestrado POSGEO/UFBA)
 
 A educação do campo como dimensão contra-hegemônica da luta na terra em Padre Bernardo-Goiás (Ednizia Ribeiro Araújo Kuhn - Doutorado POSGEO/UFBA)

 

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