2ª Circular do II SBGA 2017

Prezados Companheiros,

Enviamos, em anexo, a 2ª Circular do com novas informações sobre o evento:

1 - Programação Completa.

- Formas de Inscrições para o Evento.

Até dia 30 de abril inscrições com valores reduzidos.

3 - Submissão de Trabalhos Completos
PRORROGADO PARA O DIA 17 DE MAIO DE 2017

ATENÇÃO PARA OS PRAZOS E DATAS.

Façam inscrições e aproveitem os feriados para a produzirem seus trabalhos.
Aguardamos vocês em Salvador em Julho!

Atenciosamente,

II SBGA 2017

SEGUNDA CIRCULAR
Saudações fraternas a todas e todos, Disponibilizamos novas informações sobre o II Simpósio Baiano de Geografia Agrária: entre a teoria e a prática, articulações e resistências que será realizado no Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia, Campus Ondina, em Salvador, no período de 03 a 05 de julho de 2017.

FORMA DE INCRIÇÃO:

1. Preenchimento das informações básicas abaixo em documento Word:

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

NOME:

Nº IDENTIDADE:

INSTITUIÇÃO:

DATA:

Marque uma opção abaixo:

[  ] Estudantes da educação básica

[  ] Estudantes de graduação

[  ] Estudantes de pós-graduação

[  ] Professores e demais profissionais

[  ] Representantes de Movimentos Sociais

[  ] Outros Qual? ____________________

2. Junto das informações pessoais deve-se enviar o pagamento da taxa de inscrição; (Permitida foto; scanner; ou comprovante em meio digital);

BANCO DO BRASIL - Agência: 3457-6 / Conta Poup: 40.447-0 / var. 51   /   Nome: Guiomar Germani

(Conta utilizada pelo Grupo de Pesquisa GeografAR)

ENVIO DAS INFORMAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA INSCRIÇÃO: EMAIL: 2sbga2017@gmail.com

EIXOS TEMÁTICOS Os trabalhos aprovados serão apresentados e debatidos em cinco eixos temáticos:

1. ESTADO, CAPITAL E POLÍTICAS PÚBLICAS NO CAMPO - trabalhos que se proponham a analisar as intervenções territoriais do Estado e dos agentes do capital no campo, as políticas públicas e os grandes projetos de desenvolvimento, assim como as contradições, os conflitos e as resistências que emergem nesse processo.

2. TERRITÓRIOS EM DISPUTA: MOVIMENTOS SOCIAIS, POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS - trabalhos que analisem as ações políticas dos sujeitos e grupos sociais na luta pela/na terra e água: acampamentos, assentamentos, povos indígenas, comunidades quilombolas, comunidades de fundo e fecho de pasto, pescadores artesanais, organizações e movimentos sociais.

3. TRABALHO, MOBILIDADE E RELAÇÃO CAMPO-CIDADE - trabalhos que reflitam sobre as estratégias cotidianas de reprodução social dos trabalhadores no campo, assim como a sua relação com a cidade. E também, investiguem as condições análogas ao trabalho escravo na contemporaneidade.

4. ENSINO DA GEOGRAFIA AGRÁRIA E EDUCAÇÃO DO CAMPO - trabalhos que abordem as experiências dos processos formativos e das concepções didáticopedagógicas da Geografia Agrária e da Educação do Campo.

5. SABERES E PRÁTICAS AGROECOLÓGICAS - trabalhos que socializem reflexões teóricas e experiências práticas da agroecologia, problematizando as contradições do modelo do agronegócio, os desafios da transição agroecológica, a relação do campesinato e da agroecologia, a política nacional de agroecologia e produção orgânica, as redes de organizações e movimento sociais.

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Os trabalhos a serem submetidos para avaliação deverão contemplar os eixos temáticos propostos e obedecer às normas e os prazos estabelecidos. Serão aceitos trabalhos que apresentem resultados de pesquisas científicas, práticas de ensinoaprendizagem, atividades de extensão e relatos de experiência. Os relatos de experiências e de atividades de extensão deverão articular a dimensão teórica da reflexão.

Os trabalhos aprovados serão apresentados nos Espaços de Diálogos e Práticas (EDPs) e publicados nos Anais do II SBGA 2017 (com respectivo ISSN). É importante ressaltar que NÃO serão apresentados os trabalhos aprovados cujo autor (a) não tenha realizado a inscrição. Como também NÃO serão publicados o trabalho cujo autor (a) não tenha comparecido para apresentação. Trabalho em coautoria é necessária a realização da inscrição de pelo menos um dos autores.

Serão aceitos até dois trabalhos por autor (a) e máximo de três autores (as) por trabalho, incluindo ou não o (a) orientador (a). Os trabalhos deverão ser submetidos com a devida correção ortográfica e gramatical. A correção será de responsabilidade dos (as) respectivos (as) autores.

Formatação: Formato A4, fonte Times New Roman, tamanho 12, entre linhas 1,5, número de páginas entre 8 a 12 páginas incluindo imagens, tabelas e referências. Margem superior e inferior 2,5cm, direita e esquerda 3,0cm. O arquivo de texto deverá ser enviado em formato Word .doc

O trabalho deverá conter: Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados Preliminares, Considerações Finais e Bibliografia de acordo com as Normas estabelecidas pela ABNT. Primeira página: Na primeira linha deverá ser indicado o Eixo Temático do EDP; segunda linha título centralizado em caixa alta; terceira linha, à direita, nome do (s) autor (es); quarta linha, à direita, indicações complementares: instituição, e-mail; seguido por resumo (com máximo de 300 palavras), espaçamento simples, parágrafo único e palavras-chave (mínimo de 3 e máximo de 5 palavras) na última linha. Cada título de capítulo em caixa alta seguido de um espaço.

ENVIO DE TRABALHOS PARA O EMAIL: 2sbga2017@gmail.com

ATENTAR PARA O CALENDÁRIO:

SUBMISSÃO DE ARTIGO COMPLETO: até 17 de maio de 2017 (prorrogado);

Divulgação dos trabalhos selecionados: 30 de maio de 2017

MAIORES INFORMAÇÕES: Grupo de Pesquisa GeografAR Instituto de Geociências - UFBA, Sala 207 C Rua Barão de Jeremoabo, s/n, Campus Universitário de Ondina. Salvador - Bahia - Brasil, CEP: 40.170-020. Fone: (71) 3283-8572

E-mail de contato - II SBGA 2017: 2sbga2017@gmail.com

Site: https://2sbga2017.ufba.br/