Assine já a petição a favor da comunidade quilombola de Rio dos Macacos na Bahia

Ontem, membros da Avaaz se encontraram com os quilombolas em Salvador, e com o Defensor Publico, que entregou nossa mensagem apoiada por 55.000 assinaturas para o juiz. Durante o encontro, o sr. Edgar dos Santos da comunidade quilombola disse: "Diga para essas 55 mil pessoas que assinaram a petição que quanto mais nos unimos, mais fortes somos -- não vamos sair daqui! Obrigado pelo apoio!"

Em poucos dias, 200 anos de cultura tradicional podem ser extintos. A comunidade quilombola de Rio dos Macacos na Bahia pode ser expulsa de suas terras para a construção de uma base da Marinha. Mas a solução para o problema está a nosso alcance!

A Marinha do Brasil quer expandir a Base Naval de Aratu a todo custo, mesmo que tenha que devastar uma tradição centenária e expulsar os quilombolas da região. Os pareceres técnicos do governo já afirmaram que os quilombolas têm direito àquela terra, mas eles só têm validade se publicados -- e a lentidão da burocracia pode fazer com que o juiz do caso determine a remoção da comunidade antes que seu direito seja reconhecido. Eles estão com a faca no pescoço e nós podemos ajudar a vencer essa batalha se nos unirmos a essa causa!

Não temos tempo a perder! O juiz decidirá na segunda-feira se retira os quilombolas ou espera a publicação do parecer do governo. A defensoria pública nos disse que somente uma grande mobilização popular pode impedir que a pressão da Marinha prevaleça. Junte-se a essa luta agora, e a Avaaz e o defensor público que defende os quilombolas entregarão a petição diretamente para o juiz quando alcançarmos 50.000 assinaturas.

 

Assine já a petição:



http://www.avaaz.org/po/urgente_quilombolas_em_risco_c/?kHNEkbb

 

Em 11/09/2012