Dia de Mobilização em Defesa da UFBA

Caros(as) professores(as), estudantes, servidores(as), trabalhadores(as) terceirizados(as), Estamos em uma semana de vital importância. Professores e servidores da UFBA estão em greve há quase 70 dias. Nesse período, a difícil situação pela qual a Universidade vem passando se agravou ainda mais. Nesse momento: I. O déficit da UFBA, que em janeiro era de, aproximadamente, R$ 28 milhões, está projetado para mais de R$ 30 milhões ao fim deste ano. A Universidade tem em caixa menos de R$ 27 milhões, sendo a despesa mensal de custeio algo em torno de R$ 9 milhões - o que significa que não haverá mais nenhum centavo dentro de, no máximo, 3 meses; II. Resultados dessa situação são o cenário desolador dos trabalhadores terceirizados (que estão há três meses sem receber, em média, produzindo, além do mais, um quadro em que estaremos sem serviços básicos de limpeza, conservação, segurança, portaria e outro, dentro em breve), bem como a paralisação de todas as obras em curso, a falta de insumos, a falta de condições de trabalho e casos exemplares, como o corte de energia elétrica que se abateu sobre algumas unidades na última semana; III. A Pós-Graduação está inviabilizada. Com os 75% de corte no custeio de toda a Pós no país, através dos programas PROAP e PROEX, repercutindo na UFBA numa drástica redução de R$ 4 milhões para pouco mais de R$ 1 milhão destinado à Pós-Graduação, todas as atividades de bancas, financiamento de pesquisa, financiamento de eventos e participações em eventos e muitas outras estão inviabilizadas. Até a participação dos Coordenadores de Pós nos Seminários de Acompanhamento da Avaliação quadrienal da CAPES está inviabilizada; IV. A UFBA corre, sim, risco de fechamento. Mas essa situação não é exclusiva da UFBA; ela se abate sobre muitas outras IFES país a fora e reflete um corte que, só no orçamento do MEC, foi de R$ 9,4 bilhões no início do ano e agora é ainda R$ 1 bilhão maior, como divulgado na última semana (só para lembrar, ao longo de seis anos, foram investidos no REUNI cerca de R$ 9,8 bilhões; menos do que se corta da educação federal agora em um único ano). Isso sem contar os cortes em orçamentos de Ministérios com atividades conexas à Universidade (como no caso dos R$ 1,8 bilhões cortados do MC&T, que implicaram em mais de R$ 800 milhões retirados da CAPES, por exemplo). POR ISSO, CONVOCAMOS TODXS! É PRECISO DEFENDER A UFBA! É PRECISO DEFENDER A UNIVERSIDADE PÚBLICA! É HORA DE NOS MOBILIZARMOS E OCUPARMOS A UNIVERSIDADE! Venha participar das atividades do Dia de Mobilização em Defesa da UFBA, nesta quinta-feira, 06 de agosto, conforme a Programação abaixo! Contamos com vocês!

Em 05/08/2015