I ENCONTRO DE PESQUISADORES/AS DA QUESTÃO DA MINERAÇÃO NA BAHIA: Diálogos interdisciplinares entre universidades e movimentos sociais

O I Encontro de Pesquisadores/as da Questão da Mineração na Bahia ocorrerá entre os dias 4 e 6 de novembro de 2024,  no Instituto de Geociências da UFBA, em Salvador, Bahia, Brasil. O evento será  presencial, cujo o tema é: Diálogos interdisciplinares entre universidades e movimentos sociais.
 
O objetivo do evento é fomentar um espaço democrático para a divulgação e desenvolvimento de pesquisas científicas em consonância com as demandas dos movimentos sociais a respeito dos conflitos, desafios e contradições da mineração, contribuindo para a difusão do conhecimento numa perspectiva crítica e interdisciplinar. Ademais, busca-se promover a popularização da ciência relacionada ao problema mineral na Bahia.
 
A atividade conta com mais de 10 instituições parceiras. O resultado demonstra compromisso e diálogo entre a ciência e os movimentos sociais nos enfrentamentos com setor minerário espoliador na Bahia e no Brasil.   A data marca os 9 anos do rompimento da barragem da Samarco, em Mariana (MG). 
 
O evento já conta com 217 inscritos e 47 trabalhos submetidos. Na programação  inclui mesas-redondas, palestras, momentos de mística, minicursos, grupos de trabalho (com seis grupos), quatro minicursos e o lançamento de  livro. Além disso, haverá  exposição de pesquisas em banners, complementando as atividades para fomentar o diálogo interdisciplinar entre universidades e movimentos sociais sobre a temática da mineração na Bahia. 
 
Programação completa AQUI.
 
As inscrições para monitoria voluntária estarão abertas no período de 30 de setembro a 18 de outubro de 2024. https://forms.gle/FEwVowVK5sJKAG4PA
 
Por Soberania Mineral e Ciência Popular!
GeografAR/UFBA & MAM