III Seminário Direito, Pesquisa e Movimentos Sociais - 28 de maio a 1º de junho de 2013 (Natal-RN)

III SEMINÁRIO

DIREITO, PESQUISA E MOVIMENTOS SOCIAIS

28 DE MAIO a 1º DE JUNHO DE 2013

(Natal-RN)

Convocação para inscrições de resumos expandidos

Entre os dias 28 de maio e 1º de junho de 2013, será realizado, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal, o III Seminário Direito, Pesquisa e Movimentos Sociais, com a participação de pesquisadores e pesquisadoras de todo o Brasil.

Nas palestras serão debatidos temas como “Pesquisa e transformação social” e “O papel dos movimentos sociais na garantia de direitos”. Além das palestras, ocorrerão oficinas e rodas de conversa, como também momentos para comunicações orais de trabalhos de estudantes, pesquisadoras e pesquisadores, professoras e professores e militantes, organizados em Espaços de Discussão (EDs).

Neste ano, recebemos inscrições de projetos para coordenação dos EDs. Foram aprovados os seguintes EDs (ver ementas e coordenares no Anexo I):

1. A DISCUSSÃO DE GÊNERO E O DIREITO

2. ASSESSORIA JURÍDICA POPULAR, EDUCAÇÃO JURÍDICA E EDUCAÇÃO POPULAR

3. CIDADE

4. DIREITO E MARXISMO

5. FORMAS E PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS NA AMÉRICA LATINA

6. INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

7. MUNDO DO TRABALHO, MOVIMENTO SINDICAL E DIREITO

8. OBSERVATÓRIO DO SISTEMA DE JUSTIÇA, DE POLÍTICAS PÚBLICAS E DO LEGISLATIVO

9. OBSERVATÓRIO MÍDIA, DIREITOS E POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃO

10. PARTICIPAÇÃO POPULAR E ESPAÇO URBANO: POR UMA CONSTRUÇÃO DEMOCRÁTICA DAS CIDADES

11. POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS, POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO E CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS

12. QUESTÃO AGRÁRIA E TERRITÓRIO

13. SOCIEDADE, CONTROLE E VIOLÊNCIA

As inscrições dos resumos expandidos precisam ser enviadas até o dia 22 de março de 2013, para ipdmscorreio@gmail.com e deverão indicar:

a) no título da mensagem eletrônica - “Inscrição resumo expandido”;

b) no corpo da mensagem eletrônica – espaço de discussão, dados pessoais e contatos eletrônico e telefônico;

c) no arquivo .doc em anexo o resumo expandido;

d) o resumo expandido deve ter no máximo 5 páginas;

e) a formatação do resumo em Times New Roman, tamanho 10, espaçamento 1,0, margens de 2 cm, com introdução, justificativa, referencial teórico, resultados e referências bibliográficas;

f) a forma de resumo expandido para a apresentação de propostas de artigos precisa conter palavras explícitas no corpo sobre objetivos, métodos, abordagem teórica e conclusões;

g) cada pessoa poderá apresentar apenas um trabalho como autor(a);

h) cada pessoa poderá apresentar apenas um trabalho como co-autor(a);

i) os autores e co-autores não podem enviar resumos para os EDS que coordenam;

j) os autores selecionados deverão enviar os trabalhos completos para a publicação nos anais no seminário até o dia 1º de maio de 2013, pelo endereço eletrônico do IPDMS ipdmscorreio@gmail.com;

l) os trabalhos completos deverão ter entre 15 e 20 páginas (incluídos bibliografia e anexos) e obedecer às regras da ABNT.

A programação dos Espaços de Discussão respeitará, como parâmetro, o número máximo de 5 trabalhos por seção a fim de garantir o debate aprofundado dos temas. A comissão organizadora do Seminário poderá alterar esse número de acordo com a relevância e volume de submissões recebidas, respeitando a disponibilidade de tempo para as discussões.

A apresentação de trabalhos deve ser feita por pelo menos um autor ou co-autor, sendo ilimitado o número de co-autores.

A Comissão organizadora divulgará o resultado dos trabalhos selecionados até o dia 30 de março de 2013 na página do IPDMS: http://ipdms.blogspot.com.

Para realizar a inscrição no seminário é preciso enviar uma mensagem intitulada "Inscrição seminário" para ipdmscorreio@gmail.com, informando nome completo, número de documento de identidade, endereço e instituição ou movimento social ao qual se vincula.

Cronograma

· 22 de março de 2013 – prazo final para envio dos resumos expandidos para apresentações orais;

· 30 de março de 2013 – divulgação dos resumos selecionados para apresentações orais nos respectivos EDs;

· 1º de maio de 2013 – prazo final para envio da versão completa dos artigos;

· 28 de maio a 1º de junho de 2013 – III Seminário Direito, Pesquisa e Movimentos Sociais.

Em 25/02/2013