Indígenas de diversas etnias da Bahia ocupam sede da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), em Salvador.

Cerca de 250 índios realizam uma manifestação nesta quarta-feira, 15/05, na sede da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), no bairro da Graça, em Salvador.

Eles aguardam a chegada de outros 200 índios de diferentes etnias, como pataxós, tupinambás e kiriris, entre outras, que são provenientes de várias cidades baianas, entre elas Porto Seguro, Prado, Cabrália, Paulo Afonso e Camacã.

De acordo com o cacique Zeca Pataxó, da Aldeia Coroa Vermelha, o grupo protesta contra uma portaria publicada pelo Ministério da Saúde que nomeia o coordenador de políticas para os povos indígenas da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Jerry Matalauê, para assumir a Sesai.

"Jerry está no governo há oito anos e não fez nenhum projeto para nós. A nossa saúde não está boa, e achamos que vai piorar com esta nomeação, então pedimos que o ministro revogue esta portaria", afirma o cacique.

Além disto, os índios também exigem a presença de representantes do ministério da saúde para conversar sobre o assunto, além de uma audiência com o governador Jaques Wagner que, segundo Zeca Pataxó, articulou a vinda de Jerry Matalauê para a Sesai.

"Queremos ressaltar que também somos eleitores, e não concordamos com esta atitude", explica o cacique.

 

Fonte: A Tarde

 

Em 16/05/2013