Livro sobre o Mapa de Conflitos envolvendo injustiça ambiental e saúde no Brasil será lançado em Salvador – BA - 27 de maio
Um inventário dos conflitos envolvendo injustiça ambiental no Brasil, que mostra como estes estão aumentando em número e gravidade, como resultado de um projeto hegemônico de desenvolvimento injusto e insustentável. É o que nos revela o livro Injustiça Ambiental e Saúde no Brasil: o Mapa de Conflitos (Editora Fiocruz), que será lançado no próximo dia 27 de maio, terça-feira, às 15h, no auditório do Conselho Estadual de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN), Rua Ribeiro Santos, 42, Pelourinho, Salvador -BA), com a presença de uma de suas organizadoras, Tania Pacheco – que o coordenou ao lado de Marcelo Firpo Porto (Fiocruz) e Jean Pierre Leroy (Fase) – e Diogo Rocha, um dos autores. A apresentação do livro é de Joan Martinez Alier (Universidade Autônoma de Barcelona).
O livro é resultado do trabalho meticuloso e mundialmente pioneiro vinculado ao Projeto ‘Mapa de Conflitos Envolvendo Injustiça Ambiental e Saúde no Brasil’, iniciado em 2008, sob a responsabilidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Federação dos Órgãos para Assistência Social e Educacional (Fase), com apoio do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, do Ministério da Saúde.
O Mapa visa dar visibilidade aos conflitos socioambientais provenientes das lutas contra as injustiças e o racismo ambiental nos territórios, contrapondo-se à lógica antidemocrática, que restringe o exercício da cidadania dos povos e comunidades atingidos por projetos de desenvolvimento, os quais são considerados pelas forças hegemônicas como entraves ao desenvolvimento e não sujeitos de direitos. O livro, por sua vez, apresenta em oito artigos o Mapa de Conflitos, sua concepção e metodologia, e traz análises e conclusões sobre os diferentes embates nele mapeados, bem como sobre alternativas para o futuro.
O lançamento é uma promoção das seguintes entidades baianas, que se unem à Editora Fiocruz:Conselho Estadual de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN), Comissão Pastoral da Terra (CPT/BA), Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE/BA), Movimento Paulo Jackson, Geografia dos Assentamentos na Área Rural (GEOGRAFAR / UFBA), Grupo Ambientalista da Bahia (GAMBÁ), Caritas Regional NE III, Serviço de Assessoria a Organizações Populares Rurais (SASOP), Coordenadoria Ecumênica de Serviços.
O lançamento contará com uma apresentação do Mapa de Conflitos e da publicação por Tania Pacheco. Ela mostrará como o mapa funciona, como pode e deve ser usado nas lutas dos setores populares; e fará uma síntese crítica e política do que ele nos mostra, denunciando a realidade do País, a partir das forças em conflito, suas causas e consequências.
Estarão presentes e darão depoimentos representantes de comunidades baianas em conflitos descritos no livro: Povo Tupinambá (Olivença), Quilombolas de Rio dos Macacos (Simões Filho) e Mulungu (Boninal), Fundos de Pasto (Monte Santo), Atingidos pelo Polo Naval na BTS (Ilha de Maré), Atingidos pela mineração de chumbo (Santo Amaro da Purificação), Atingidos pela mineração de urânio e por parques eólicos (Caetité).
Serviço
O que? Lançamento do livro Injustiça Ambiental e Saúde no Brasil: o Mapa de Conflitos(Editora Fiocruz), organizado por Marcelo Firpo Porto, Tania Pacheco e Jean Pierre Leroy.
Quando? 27 de maio de 2014, terça-feira, às 15h.
Onde? Auditório do Conselho Estadual de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN), Rua, Ribeiro Santos, 42, Pelourinho, Salvador.
Quem? Com a presença de Tania Pacheco, uma das organizadoras, Diogo Rocha, um dos autores, e comunidades em conflito.
Como? Apresentação do Mapa de Conflitos envolvendo injustiça ambiental e saúde no Brasil, seguida de lançamento da publicação, depoimentos de atingidos.
Em 22/05/2014