Manifesto Contra o Golpe e pela Democracia

Nós, pesquisadoras e pesquisadores do Grupo de Pesquisa GeografAR-UFBA, viemos a público manifestar nosso absoluto repúdio à tentativa de Golpe ao mandato da Presidência da República. O fazemos neste momento de tensão, para demarcar nosso lugar na luta pela democracia e pela garantia dos princípios republicanos. 

Compreendemos que as manobras conservadoras, sob o título de impeachment, buscam tão somente retirar a força popular, realizada nas eleições de 2014. O processo é movido por aqueles que historicamente são, e sempre serão, contra o mandato popular e a livre manifestação do povo nas urnas e nas ruas. 

Embora tenhamos muitas e profundas críticas ao mandato da Presidenta Dilma Rousseff, temos clareza de que o embate na política não pode, de maneira alguma, perpassar por golpes que visam tão somente suplantar os direitos sociais e a democracia. 

Neste momento só cabem dois lugares: ou a defesa incondicional da democracia ou omitir-se diante do Golpe. Assumimos, então, nosso lugar de defesa da democracia, sendo coerentes com a nossa história e como aprendizado que nos dão os movimentos sociais.

 

GeografAR, contra o Golpe e pela Democracia!

 

Salvador, 11 de dezembro de 2015.