Moradores de Ilha de Maré fecham entrada do Porto de Aratu e denunciam contaminação da população!!!

Pescadores na luta! Exigimos o que é nosso por direito!!

 

 

 

Moradores de Ilha de Maré fecham entrada do Porto de Aratu e denunciam contaminação da população!!!

 

Por volta das 5 horas da manhã desta quinta-feira (20), moradores das comunidades pesqueiras e quilombolas de Ilha de Maré, em Salvador, fecharam a entrada do Porto de Aratu em protesto aos danos socioambientais causados pela explosão do navio Golden Miller no ano passado.

Cerca de 500 pescadores e militantes do MPP-BA fecham a entrada do Porto de Aratu nesse momento. Os manifestantes protestam contra os danos socioambientais causados pela explosão do Navio Golden Miller, ocorrido no ano passado. As comunidades circunvizinhas ao Porto de Aratu veem sofrendo com a contaminação por metais pesados e danos à saúde causados pela poluição atmosférica.

Pedem a diminuição no fluxo de poluentes que transitam no porto, além da suspensão da ampliação de empreendimentos e emissão de novas licenças nas proximidades do Porto de Aratu para proteger a saúde e o trabalho dos pescadores.

Entre as pautas de reivindicação estão a revisão das licenças ambientais ligadas ao Porto de Aratu e o aprimoramento dos planos de segurança e contingência para proteger a população de Ilha de Maré nos casos de acidentes, prevendo situações emergenciais de fuga e disponibilizando equipamentos de segurança individual para os moradores.

Todas as empresas do Porto de Aratu estão paradas. Com o fechamento da rodovia os trabalhadores não puderam entrar. Os pescadores pedem soluções para os o agravamento dos danos socioambientais na região de Ilha de Maré.

Fonte: MPP, 2014.

Disponivel em: https://www.facebook.com/mpp.bahia?hc_location=timeline

 

 

 

 

Em 20/02/2014