Grupo Pão de Açúcar é condenado a pagar multa de R$ 16 mi por danos morais coletivos

Extra Hipermercados, pertencente ao grupo, ainda foi condenado a pagar imediatamente todas as horas extras devidas a mais de 5 mil empregados de Minas Gerais

A Justiça do Trabalho em Minas Gerais condenou o Extra Hipermercados do grupo Pão de Açúcar, a pagar imediatamente todas as horas extras devidas aos mais de 5 mil empregados do estado. As empresas do grupo também foram multadas em mais de R$ 16 milhões por danos morais coletivos.

A ação civil pública foi ajuizada pela procuradoria do Trabalho, com o apoio dos Sindicatos da categoria nas cidades de Belo Horizonte, Contagem e Uberlândia.

O Ministério Público do Trabalho (MPT) constatou descumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que estipulava a compensação das horas extras trabalhadas no prazo máximo de 60 a 90 dias ou o pagamento do tempo trabalhado, caso as horas não pudessem ser compensadas.

O descumprimento também levou o MPT a entrar com pedido para proibir o uso de banco de horas por um período de cinco anos. (com informações da Repórter Sindical)

Fonte: http://www.brasildefato.com.br/node/25810

 

Em 08/09/2013