Seminário “Grilagem na Bahia: identificação, enfrentamento e responsabilização”

A Associação de Advogados de Trabalhadores Rurais no Estado da Bahia – AATR/BA, organização civil sem fins lucrativos, que há 35 anos presta assessoria jurídica popular aos movimentos sociais e organizações populares da Bahia, realiozu o Seminário “Grilagem na Bahia: identificação, enfrentamento e responsabilização”. O evento aconteceu no dia 31 de março de 2017, no auditório da Faculdade de Geociências da UFBA. 

Na oportunidade foi lançado o primeiro número da publicação “No Rastro da Grilagem”, intitulado “Formas Jurídicas da Grilagem Contemporânea”. A obra foi construída pela AATR, em articulação com entidades parceiras e movimentos sociais da Bahia, como objetivo de servir como um instrumento de análise jurídica, sistematização, reflexão e denúncia de casos de grilagem no estado. A perspectiva é de que este número contribua para dar visibilidade à dimensão, gravidade e complexidade do fenômeno no atual contexto, destacando a diversidade das formas em que ele se manifesta, de sujeitos envolvidos e suas consequências, e contribua para fortalecer o debate sobre seu enfrentamento.

Este primeiro número da publicação é composto por nove textos que versam sobre casos de grilagem, alguns já reconhecidos pelo Estado da Bahia, outros em fase de reconhecimento, que repercutem prejudicialmente sobre a vida de milhares de camponeses e camponesas e também sobre a coletividade, já que se trata de destacamento ilegal de patrimônio público.