Temendo desgastes, Dilma recebe lideranças índigenas de MS na quinta (06/06/13)

A presidente da República, Dilma Roussef, vai receber lideranças indígenas de Mato Grosso do Sul na próxima quinta-feira, às 12 horas, confirmou esta tarde o deputado federal Antônio Carlos Biffi (PT), pouco antes de participar de reunião da bancada federal do Estado com o ministro da Justiça, José Eduardo Dutra. Dilma decidiu participar ativamente das negociações em razão do agravamento da crise sobre as terras indígenas, depois da morte de um indígena em Sidrolândia.

Ao agravamento do conflito em Mato Grosso do Sul também se seguiram mobilizações em outros estados do País. Indígenas bloquearam rodovias no Rio Grande do Sul e invadiram a sede do PT em Curitiba, no Paraná.

Temendo desgastes políticos, o governo quer dar respostas rápidas para a questão das demarcações por avaliar que os conflitos está prejudicando a imagem da presidente Dilma Rousseff entre movimentos sociais e também na arena internacional.

Além das lideranças indígenas, deverão participar da reunião com Dilma, na quinta-feira, a bancada federal do Estado, representantes do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público), do Ministério da Justiça, da Secretaria Geral da Presidência da República e do TRF3 (Tribunal Regional Federal) da 3ª Região.

Dilma já sentiu de perto a problemática da invasão de terras em Mato Grosso do Sul. Quando visitou o Estado, no dia 29 de abril, a presidente da República enfrentou protesto do produtores rurais justamente por causa das invasões e demarcações de terras indígenas.

 

Em 05/06/2013