XXI Encontro Nacional de Geografia Agrária - ENGA

A Universidade Federal de Uberlândia sediará, no período de 15 a 19 de outubro de 2012, no Campus Santa Mônica, em Uberlândia, o XXI Encontro Nacional de Geografia Agrária - ENGA . O ENGA é resultado de mais de 30 anos de encontros e debates acerca da Geografia Agrária e das questões do espaço agrário brasileiro, reunindo, desde 1978, pesquisadores da Geografia e de diferentes áreas das Ciências Humanas e Sociais.

A proposta do XXI Encontro Nacional de Geografia Agrária é trazer para reflexão e debate temas atuais sobre o campo brasileiro, discutindo as perspectivas teórico-metodológicas da Geografia Agrária; as políticas públicas de desenvolvimento territorial rural e combate à pobreza; a Reforma Agrária, assentamentos rurais e conflitos no campo; o agronegócio e a questão da produção de agrocombustíveis; as concepções e práticas de educação do campo; as relações campo-cidade e das mudanças na agricultura a partir do novo Código Florestal brasileiro, dentro outros.

O tema norteador do XXI evento é Territórios em Disputa: os desafios da Geografia Agrária nas contradições do desenvolvimento brasileiro”O encontro será estruturado em seis Mesas Redondas, seções de Comunicações Coordenadas, Grupos de Trabalho, lançamentos de livros e vídeos, homenagens e Trabalhos de Campo. O encontro está sendo organizado pelo Laboratório de Geografia Agrária (LAGEA), do Instituto de Geografia, e Laboratório de Geografia Humana e Ensino (LAGHEN), da Faculdade de Ciências Integradas de Ituiutaba, Campus do Pontal, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com o apoio do Instituto de Geografia e Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia.

Em 09/07/2012